Return to Website

FORUM MACUA

Local destinado a discutir tudo o que se relacione com Moçambique, em particular, e os PALOP, em geral. Solicita-se o uso de uma linguagem acessível a todos em geral. Mensagens com termos ou temas inadequados serão apagadas.

FORUM MACUA
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Re: Re: Re: Re: Re: 25 de Setembro de 1964 - CHAI - CABO DELGADO - MOÇAMBIQUE

A todos o meu abraço
quis o destino que que este alentejano tambem passa-se essas datas por ai
o meu apreço pelo que aqui se escreve sobre mç e em especial cabo delgado eu tambem tive o meu 25 de setembro
sempre achei bom se falar sobre
continuem

Country brasil

Re: Re: Re: Re: Re: 25 de Setembro de 1964 - CHAI - CABO DELGADO - MOÇAMBIQUE

Registei com interesse o depoimento do Fernando Gil sobre Macomia. Tenho estado a investigar a história da FRELIMO há varios anos. A versao Chipande, citada atraves de Ian Christie, veio publicada em varias outras publicações. Os factos contados por Chipande são corroborados por testemunhos orais recolhidos na zona do Chai.
Ian Christie, quaisquer as opiniões expressas pelos comentaristas, era ´simpatizante´da FRELIMO mas tentava verificar os factos que usava nos seus textos....Acho que os comentarios à probidade e seriedade do Ian Christie são um pouco descabidos. O libro que Gil menciona tem muitas críticas a serem feitas...
Estou em viagem e portanto longe das minhas notas e arquivos. Quando voltar a casa trerei acesso aos dados e penso que podiamos voltar a discussao...
Mas acho importante a contribuição de Gil e de todos os outros... A história rescreve-se..Não há uma historia..Há várias histórias...E nós os historiadores registamos as que temos na mao com os dados que temos...
y

Country mozambique

Re: 25 de Setembro de 1964 - CHAI - CABO DELGADO - MOÇAMBIQUE

Salimo, que é feito de ti? Falhaste Évora!.....

João Pessoa de Amorim: Os GE que o Sr. coordenou não eram integrados por 60 homens, mas por 90. (pelo menos o 201).....

Um abraço aos dois.

Country Portugal