Return to Website

FORUM MACUA

Local destinado a discutir tudo o que se relacione com Moçambique, em particular, e os PALOP, em geral. Solicita-se o uso de uma linguagem acessível a todos em geral. Mensagens com termos ou temas inadequados serão apagadas.

FORUM MACUA
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Brasil e África


Na realidade uma bela notícia e um passo em frente. Resta agora saber dos conteúdos e da forma. Oxalá a Verdade não seja deturpada... Ele há tantas verdades...

Fernando Gil

--- --- --- --- --- --- --- --- ---

Replying to:

Amigos,

Abaixo, transcrevo notícia publicada hoje, 11 de Janeiro de 2003, no jornal brasileiro FOLHA DE SÃO PAULO. Ela anuncia um passo importante do Governo Lula no sentido de se começar a ensinar, com particular atenção, às crianças e jovens brasileiros do ensino fundamental e médio, o que a África significa para o Brasil.

Representa essa notícia uma pequena vitória dos poucos brasileiros que conhecem (a existência) e torcem elo sucesso da CPLP ? Deus queira !!!

Abraços,

P. Kaul.

Florianópolis, SC, Brasil.

______________



LEI OBRIGA ENSINO DE CULTURA AFRO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficial e particular.

Segundo a lei, os currículos deverão contemplar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, - resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.

A lei determina que o assunto seja ministrado em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história. Por fim, a lei diz que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Lula vetou artigo da lei segundo o qual as disciplinas história do Brasil e educação artística deveriam dedicar pelo menos 10 % do seu conteúdo programático à temática negra. Esse artigo foi considerado inconstitucional, por não observar os valores sociais e culturais das diversas regiões do País.

Segundo o Ministério da Educação, os parâmetros curriculares nacionais do ensino fundamental e médio já orientam que a diversidade cultural, etnia e religiosa esteja nos currículos.

O diretor-executivo da ONG Educafro, Frei David Santos, diz que a lei é positiva. Para nós, da comunidade negra, a aplicação da lei já é um grande passo.Ele criticou, no entanto, o veto de Lula.

O assessor de educação do Conselho dos Professores Indígenas da Amazônia, Benjamin de Jesus Andrade de Oliveira, reclamou da falta de inclusão da cultura indígena na lei. Nós temos pedido a introdução de disciplinas para os alunos conhecerem a realidade indígena no País.

Regina Estima, pedagoga e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, ONG que trabalha com ensino público, diz que a idéia é boa e não há prejuízo de outras disciplinas justamente porque não se estabelece um mínimo de aulas para o assunto.

A psicopedagoga da Secretaria da Educação da cidade de São Paulo, Marilândia Frazão, diz que a prefeitura está pronta para aplicar a lei. Em fevereiro, vai lançar 20 mil livros sobre a cultura negra para a rede de escolas. Até maio, deve estar pronto um vídeo também sobre o assunto.

Country Portugal