Return to Website

FORUM MACUA

Local destinado a discutir tudo o que se relacione com Moçambique, em particular, e os PALOP, em geral. Solicita-se o uso de uma linguagem acessível a todos em geral. Mensagens com termos ou temas inadequados serão apagadas.

FORUM MACUA
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: Galinhas para Jornalistas


E a coisa ja comeca a cheirar mal tanto descredito. Ha ``sentenca`` que foge ao forum da justica. ``Juizes`` que as pronunciam com as togas a cobrir o rosto. Carrascos que sao mais autonomia que a propria lei, impunes e intocaveis. ``Tribunais`` que se reunem em edificios que se desconhecem. O Pais esta mal porque os garantes quo o fazem entram, finalmente, em irreversivel derrapagem.


Provam de modo proprio que nao existem, o que tem medo de existir e nem sequer estao preocupados em rever o facto. Onde a tranquilidade deveria viver, impera o medo; onde a coragem deveria prevalecer, governa o silencio.


A ditadura do crime preside sobre os ideais da liberdade. A bandeira da soberania desfralda algemada nos mastros da ``rebelde impunidade``. E proibido ser-se honesto, porquanto nos esta irreversivelmente vedado o direito de nos pensarmos e de nos batermos e de nos ambicionarmos desse modo.


O pais esta podre, o Pais nao e'. O Pais tem po refens os seus proprios cidadaos. Refens de uma coisa que ele conhece ha muito tempo e que insiste, a ferro e fogo, que respeitemos: a corrupcao. O Pais esta em Paz, mas nao vive em Paz. O Pais quer viver em Paz, mas nao deixa ninguem viver em Paz. E a Paz nao quer, nem esta interessada, nem tenciona viver aqui. A Paz demitiu-se porque a Paz leva tiros se coabitar como o cidadao comum. E o cidadao comum esta preso. E o cidadao comum esta detido. E o cidadao comum tem cadastro precisamentepor ser cidadao comum e de nao poder viver em paz. Somos todos e, finalmente, uma nacao de deslocados e soberanamente refens disso. O Pais morreu por desleixo de todos nos.


Morreu pelo facto de termos criado que tinhamos um corpo clinico competente que nunca o levaria ai. Morreu de uma eutanasia. Nao porque sofria em demasiado, mas porque alguns nao queriam sofrer com ele em demasia.


Amanha de manha, ao chegarem aos vossos empregos, facam, em consciencia, um minuto de silencio em memoria daqueles que, ao serem mortos, provaram a nos que este ja nao e um pais pelo qual possamos morrer. O Pais esta doente, o Pais ja nao e. E celebramos a paz? Qual paz? Pertencente a quem?



--- --- --- --- --- --- --- --- ---

Replying to:

Não é que está na moda a Galinhamania?Que ilação destas ofertas mui generosas ao jornalistas?Na minha pobre opinião foi uma forma de dizer aos mesmos "que já chega de investigações".Procurem outra ocupação e é evidente,enviaram material para o início de uma nova profissão.Criar galinhas.Ao menos não se metem em problemas e contribuem para o aumento de tempo da sobrevivência de um Jornalista/Investigador em Moçambique.Aqui as verdades não são para conhecimento geral.Não devem ser ditas.Não devem ser divulgadas.Diz-se que vozes de burros não chegam aos céus.Será?Que se cuidem os gangsters que se um burro faz estragos,muitos burros estragam mais e o burro de hoje já não é tão burro como o burro de ontem.

Country Mozambique