Return to Website

FORUM MACUA

Local destinado a discutir tudo o que se relacione com Moçambique, em particular, e os PALOP, em geral. Solicita-se o uso de uma linguagem acessível a todos em geral. Mensagens com termos ou temas inadequados serão apagadas.

FORUM MACUA
Start a New Topic 
Author
Comment
Kofi Annan encoraja esforço de crecimento.

Diário de Notícias – Sexta-Feira – 30 de Agosto de 2002-09-01




Internacional




Moçambique: Kofi Annan encoraja esforço de crescimento



ALEXANDRE CHIÚRE (em Maputo)






O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, que hoje termina uma visita a Moçambique, elogiou os progressos económicos realizados no país e teve palavras de encorajamento para que prossigam os esforços de desenvolvimento. No entanto, evitou fazer promessas concretas de ajuda, tal como o Presidente Joaquim Chissano gostaria de ter ouvido.




O caso da economia moçambicana é "encorajador e animador para outras economias por este mundo fora", considerou Annan, acrescentando que "é caminhando desta forma que se poderá sair da pobreza absoluta que afecta a maior parte das populações moçambicanas"".




Chissano reconhece que, não obstante o facto de Moçambique estar no bom caminho em termos de estabilidade sócio-económica e política, o país depara ainda com grandes problemas para executar projectos de âmbito social e económico destinados a reduzir a vulnerabilidade do país. E ontem o Presidente desdobrou-se em esforços junto de Kofi Annan para conseguir promessas concretas de apoio.




Apesar dos elogios da comunidade internacional pelo crescimento económico a dois dígitos, Moçambique está longe de vencer a pobreza absoluta que afecta mais de 60 por cento dos 17 milhões da população.




Em conferência de imprensa conjunta, Kofi Annan fez largos elogios ao governo de Maputo por ter aceite acolher agricultores zimbabweanos privados das suas terras no Zimbabwe. E reafirmou a sua posição em relação ao problema do Zimbabwe, dizendo não concordar com a forma como a reforma agrária está a ser conduzida pelo governo de Robert Mugabe. Num Estado de direito, acrescentou, a abordagem sobre qualquer matéria de natureza jurídica deve ser feita com respeito pelos princípios básicos da lei.


Country Portugal