Return to Website

FORUM MACUA

Local destinado a discutir tudo o que se relacione com Moçambique, em particular, e os PALOP, em geral. Solicita-se o uso de uma linguagem acessível a todos em geral. Mensagens com termos ou temas inadequados serão apagadas.

FORUM MACUA
Start a New Topic 
Author
Comment
View Entire Thread
Re: esclarecimento sobre fazendeiros


" a historia e a moral estao do lado do Mugabe." Tambem e bem verdade que existem zimbabweanos de outras cores, e parece que e isto que os fazendeiros brancos e os Ingleses querem esquecer ao acharem que tem o direito exclusivo as terras.

--- --- --- --- --- --- --- --- ---

Replying to:

Caros participantes,




Não me vou estender nas palavras... sou precisa, clara e objectiva o quanto baste.




Quero esclarecer que não sou racista, xenófoba, defensora de políticas de direita ou colonialista. Quando me referi ao assunto dos fazendeiros brancos quis demonstrar a minha repulsa quanto ao governo do Zimbabwé no sentido de quebrar laços de amizade, familiares entre homens brancos e negros que, lado a lado, fizeram um trabalho meritório nas terras.




Condeno qualquer tipo de racismo ou violação dos direitos humanos (quem me conhece sabe que o digo de alma e coração), mas não posso defender uma política que vê tudo pela mesma bitola.




É verdade... o relator das Nações Unidas sobre o direito à alimentação defendeu, esta quinta-feira, que o presidente Robert Mugabe «tem a história e a moral com ele» ao expropriar os fazendeiros brancos. Mas, acrescenta que «está a decorrer num contexto detestável». Ziegler acrescenta que estas expropriações podem agravar a situação de fome no Zimbabwé.




É caso para dizer por causa de uns pagam os outros... tomara que não se arrependam!




Outro ponto. No Dia dos Heróis, Mugabe reivindicou que a terra é dos negros do Zimbabwé. Eu pergunto, afinal quem é racista? Não existem cidadãos do Zimbabwé de outras cores? Meus amigos... não sou apologista da apropriação de terras de forma ilícita, mas não poderei apoiar a política de um homem como este... e muito menos os seus defensores.




Grata pela atenção. Espero desta vez ser compreendida!