Return to Website

FORUM MACUA

Local destinado a discutir tudo o que se relacione com Moçambique, em particular, e os PALOP, em geral. Solicita-se o uso de uma linguagem acessível a todos em geral. Mensagens com termos ou temas inadequados serão apagadas.

FORUM MACUA
Start a New Topic 
Author
Comment
Re: fazendeiros do Zimbabwé


Concordo plenamente com aquilo que disse o senhor Vieira com ralacao ao problema do Zimbabwe. Ja houve pessoas que disseram que o que se passa no Zimbabwe e puro racismo, e que alguem devia velar pelos interesses dos fazendeiros brancos. A minha pergunta e a seguinte, Sera que ha alguem a velar pelos intereses dos negros? A propria comunidade internacional(principalmente a Inglaterra) que esta a intervir neste momento, e a mesma que tem o maior interesse em que as terras se mantenham nas maos dos brancos,por razoes que nem interessam explicar agora. Sera que os negros nao merecem terras? havera algo mais racista do que isto?


Agora, os Estados Unidos ja retiraram a legitimidade presidencial de Mugabe. Se recuar-mos no tempo daremos conta que enquanto Mugabe nao falou da redistribuicao das terras ele foi considerado amigo dos Ingleses e ate mesmo dos outros paises que agora o condenam. A verdade e que querem um presidente que seja simplesmente sua marionete para o poderem controlar e entao atingir os seus objectivos obscuros.


Em pleno ano 2002 ainda vemos os ex-colonizadores a quererem definir os destinos das ex-colonias o que pra aqueles ex-colonizados educados ja nao e admissivel.


Se de facto ha interesse em resolver o problema, com seriedade e justica, entao e importante nao nos esquecer-mos que os negros tambem existem e que sao os donos genuinos da terra. Enquanto isto nao acontecer, ainda que os brancos voltem as terras, estaremos simplesmente a adiar uma guerra que acontecera mais cedo ou mais tarde e ai entao descubriremos que se tapou o sol com a peneira.





--- --- --- --- --- --- --- --- ---

Replying to:

Meu Caro Gil,


Ignoro se a mulher do Mugabe se apropriou ou não de terras, se tal ou tal dirigente o fez.


Sei sim, que a mulher de Mugabe e tal ou tal dirigente, são zimbabweanos.


Presumo, pelo que tenho lido, que há dirigentes que se beneficiaram e indevidamente do processo.Mas, se mesmo sobre a Bíblia emitimos dúvidas sobre várias autenticidades no conteúdo,o que dizer da Comunicação Social?


Volto a insistir que existem vários problemas DIFERENTES, a raíz, contudo,encontra-se na usurpação violenta da terra pelos colonos, misturar esta questão com as demais, incluíndo a corrupção de dirigentes ou graves violações de direitos humanos que ocorrem, consiste em atirar poeira para os olhos da opinião. Finalmente, dirigentes não corruptos, o respeito total dos direitos humanos pelo Estado, continuam a enfrentar a impossível situação de um pouco mais de 2.500 fazendeiros brancos controlarem, neste momento, ainda mais de 60% das terras aráveis, num país, em que, contrariamente ao Primeiro Mundo, ainda mais de 70% da população é rural e vive da terra.


Um abraço, SV